quinta-feira, 29 de abril de 2010

A Charca Encharcada!


O primeiro passo para a realização do projecto, foi o desenho da charca, que servirá como colector da água da chuva e abastecedor de água para o projecto agrícola. Outras características deste elemento do projecto incluem:

- Biótopo para revitalizar a biodiversidade da zona.
- Futura piscina natural.
- Espelho para elevar a temperatura da ladeira que está virada a Sul.

Aproveitando uma semana de folga da rotina do trabalho, dois amigos, permacultores, Jesus e Hugo, decidiram juntar forças e atravessar a Península de carro, de Valência até à Quinta do vale, para iniciar as obras do que será "A Charca Encharcada".

Os trabalhos começaram com os testes ao solo, verificando que existe alguma permeabilidade na argila, o que nos indica que haverá perdas na retenção da água se a usamos como camada de revestimento.

O passo seguinte foi o levantamento topográfico do terreno onde será implantada a charca. Na imagem, o aprendiz Hugo, após um workshop intensivo de duas horas sobre a utilização do Teodolito. Tudo dirigido e patrocinado por Jesus! (http://www.lineaclave.org/)

Entrada das máquinas em cena. Limpeza do terreno e preparação para a escavação...

Surpresa! Iniciando a escavação do solo para determinar o seu perfil, encontramos um rio subterrâneo que não parava de brotar. Este Inverno choveu três vezes mais que a média anual, e o nível da água estava mais elevado que o normal, por isso tivemos de parar as obras. Deixamos os próximos capítulos da "Charca Encharcada" para o Verão... na esperança de que os níveis estejam mais baixos para que as máquinas possam trabalhar.


Queremos agradecer ao Carlos e à sua família pela hospitalidade com que uma vez mais nos receberam, fazendo-nos sentir em casa. A Jesus pelo seu esforço inestimável e generosidade em datas tão especiais. Ao Jorge pelo seu humor e boa disposição.


Moral da História: antes de iniciar qualquer trabalho sobre charcas ou barragens de terra, deve ser feito uma análise ao perfil do solo... Sempre! Desta forma economiza-se tempo e dinheiro em operações desnecessárias.

Sem comentários:

Enviar um comentário